Os preços das casas em Portugal subiram 6,3% em Março face ao mesmo mês de 2024. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.775 euros/m2 no final do mês de Março, tendo em conta o valor mediano.
A agência de 'rating' DBRS prevê que os preços das casas continuarão a subir este ano, mas a um ritmo mais lento, por factores como redução dos juros, falta de novas construções e procura por estrangeiros.
Em 2024, verificou-se um abrandamento na subida de preços do Porto para 7,8%, mas cresce 19,0% nas vendas e lidera investimento nacional em nova promoção.
Os preços das casas em Portugal subiram 5,6% em Fevereiro face ao mesmo mês de 2024. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.742 euros/m2 no final do mês de Fevereiro, tendo em conta o valor mediano.
Em 2024, os preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% face a 2023, considerando a taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços Residenciais em Dezembro, pela Confidencial Imobiliário.
Os preços das casas em Portugal subiram 4,3% em Janeiro face ao mesmo mês de 2024. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.693 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de Janeiro, tendo em conta o valor mediano.
Os preços das casas em Portugal subiram 10,4% em Dezembro de 2024 face ao mesmo mês de 2023. Segundo o índice de preços do idealista, tendo em conta o valor mediano, atingiu um novo máximo histórico.
No 3º trimestre, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços da Habitação, divulgado hoje pelo INE, foi 9,8%, mais 2,0 p.p. relativamente ao trimestre anterior.
A variação real dos preços da habitação em Portugal na última década é mais do dobro da verificada na OCDE e quatro vezes mais do que na Zona Euro, revela um estudo publicado pela associação Causa Pública.
A consultora Agenda Urbana projecta que os preços das habitações em Portugal continuarão a subir até pelo menos 2026, mesmo com a estabilização dos juros.